Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

O Centro Social Paroquial de São Martinho de Lordelo do Ouro nasce formalmente em 2001, por nobre iniciativa do Pe. Domingos Oliveira e de um conjunto de voluntariosos paroquianos, com o intuito prioritário de apoiar e auxiliar a comunidade em que está inserido.

 

Este projeto social encontra-se ainda em fase de implementação e tem a sua atividade a materializar-se, para já, apenas nas seguintes áreas:

- Colónia de férias destinada a crianças e adolescentes da paróquia, organizada anualmente por um conjunto de jovens voluntários desde 1991;

- Acompanhamento de paroquianos por um grupo de visitadores, que semanalmente prestam de forma voluntária o acompanhamento àqueles que necessitam ou solicitam ser visitados;

- Grupo de apoio aos sem-abrigo com a função de, semanalmente, procederem à distribuição de alimentos, roupa, calçado e outros bens de primeira necessidade.

 

Contudo, sendo objetivo fundamental dinamizar e incrementar o conjunto de serviços disponibilizados à comunidade, está-se a envidar todos os esforços no sentido de concretizar a construção de um edifício polivalente que possa servir digna e competentemente os superiores propósitos do Centro Social Paroquial, com especial enfoque nos serviços de apoio à 3ª Idade: lar, centro de dia e atendimentos ao domicílio.

 

Graças em grande medida à dedicação, esforço e perseverança do Pe. Domingos Oliveira, que preside à direção do Centro, foi possível ir ultrapassando ao longo dos anos um conjunto de etapas essenciais para a concretização deste sonho:

- Cedência de um terreno com 6.024m2 pertencente à Fábrica da Igreja e adjacente à Igreja de São Martinho de Lordelo do Ouro;

- Elaboração dos Estudos e Projetos do edifício do Centro Social Paroquial, que foram merecendo a aprovação das várias entidades licenciadoras entre junho de 2013 e julho de 2016.

 

Espera-se, assim, num futuro próximo, erigir a Sede do Centro Social Paroquial de São Martinho de Lordelo do Ouro.

Missão:

Servir a pessoa humana e, por ela, o bem comum, concedendo bens, prestando serviços e apoiando iniciativas que assegurem o bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidades.

 

Visão:

Ser uma referência na promoção da prática da caridade cristã, do desenvolvimento da cultura e da educação e da verdadeira integração comunitária e social de todos os habitantes da comunidade, em especial dos mais necessitados.

 

Valores:

- Respeito pela unicidade e dignidade da pessoa humana;

- Exaltação da solidariedade humana, cristã e social.

Direção

Presidente: Pe. Domingos da Costa Monteiro de Oliveira

Vice-presidente: José João Quinteiro de Oliveira

1º Secretário: Maria Fernanda Tártaro de Oliveira

2º Secretário: António Manuel Gonçalves Maia Miranda

Tesoureiro: António Joaquim Teixeira Nunes

 

Conselho Fiscal

Presidente: Alberto Nuno Bragança de Assunção de Araújo Lima

1º Vogal: Paulo Maria da Silva Fernandes

2º Vogal: Bruno Ricardo de Sousa Miranda

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais